Add a Title
CADERNO
ANTÔNIO MIR
MEMÓRIA IMAGÉTICA
BANCO DE DADOS ARTISTAS - TEMAS DAS ARTES VISUAIS



1. Biografia
Nascido em Lorca, Espanha em 1950, mudou-se para o Brasil aos oito anos de idade. Estabeleceu residência e um estúdio em Joinville, onde desenvolveu seu trabalho e também colaborou para a cena artística local. Atuou na criação da Coletiva de Artistas de Joinville e do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Com 23 anos, foi convidado para participar da Bienal de São Paulo. Na década de 70 expôs em várias cidades do país e criou grandes murais sob encomenda do Banco do Brasil. Mir voltou para a Espanha em 1992 para estudar e abrir um estúdio. Sua arte passou a circular com mais regularidade por galerias europeias, mas Mir manteve sua estreita ligação com Joinville, além de incorporar mais uma: São Francisco do Sul, cidade onde também instalou estúdio e para a qual desenvolveu vários projetos. Enquanto produziu, alternava sua obra entre este a Espanha e o Brasil, realizando exposições nos dois lados do Atlântico. Entre outros lugares, expôs na Galiza, Madrid (Casa de América), Murcia (Almudí), Roma (Palazzo Pamphilj), Milão (Instituto Cervantes), Berlim, Paris e várias cidades brasileiras. Foi autor de diversos projetos de grande porte, como o Memorial Gonneville, a transformação do porto de São Francisco do Sul ou o Farol do Atlântico. Em 2016, expôs nas comemorações pelos 40 anos do MAJ. Em Joinville, uma das obras de Mir mais visíveis é a escultura “O Encontro”, localizado no Centreventos. Entre as homenagens que recebeu destacam-se a Medalha Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado, e a Medalha ao Mérito Civil da Casa Rainha Isabel, na Espanha. Antônio Mir faleceu em 2018, em Itajaí, devido a uma parada cardíaca.

2. Linha do Tempo
1950 - Nascimento do artista na Espanha.
1958 - Mudou-se para o Brasil
1963 - Atuação na organização da coletiva de artistas de Joinville.
1966 - X Salão de Artes Plásticas para Novos, Curitiba. 1°. Salão da União dos Gakusseis, em Curitiba.
1967 - Movimento da Arte Jovem, na Pérgula, em Curitiba. Exposição dos Artistas Contemporâneos, na Galeria Klassik, em Campinas.
1° Exposição de Arte Contemporânea da Fenaflor, em Joinville.
1968 - Coletiva de Artistas Joinvillenses, em Joinville.
1969 - Exposição de Artistas Joinvillenses, em Blumenau.
1970 - 1º Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Joinville.
2° Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Blumenau.
1971 - Exposição de Artistas Joinvillenses, em Joinville.
Coletiva de Artistas Catarinenses, na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina.
3° Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Blumenau.
28°. Salão Paranaense, em Curitiba.
1972 - Coletiva de Artistas Joinvillenses, em Joinville.
Salão das Olimpíadas do Exército, no Sesquicentenário da Independência, em Porto Alegre.
2° Exposição Internacional da Gravura - Museu de Arte Moderna de São Paulo. Bienal Nacional Parque Ibirapuera.
Sete Artistas Catarinenses selecionados para a Bienal Nacional Banco Halles - Blumenau.
Mini Coletiva de Artistas Catarinenses no Banco Nacional de Minas Gerais.
1°. SAPISC - Salão de Artes Plásticas da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis.
1992 - Voltou para espanha
2016 - Expôs pelos 40 anos de criação do MAJ
2018 - Falecimento do artista, devido a uma parada cardíaca.
3. Material das Clipagens
Clique no link para acessar o conteúdo
-
Título: Mir Ianugura Exposição no Museu de Arte de Joinville
-
Data: 13/10/76
-
Resumo: São 25 trabalhos nesta exposição. Será a última em Santa Catarina, antes de sua viagem de estudos na Espanha, onde deverá ficar durante dois anos trabalhando num atelier de um mestre espanhol na área da escultura na cidade de Madrid. O curriculo já está em poder do adido cultural daquele país no rasil, Alfonso Polazon, que está mantendo contatos com os escultores com quem vai apurar.
-
Título: Antônio Mir: Exposição do Século XVIII em Joinville
-
Data: 29/10/76
-
Resumo: A novidade da exposição do MAJ consiste em gravuras versando sobre o início do século XVII em Joinville, retratando carroções, damas da sociedade, prédios e outros detalhes, além de uma vasta colelânea da evolução do telefone. Antônio Mir tem participado de inúmeras exposições, tendo participado de Bienais de São Paulo, e em capitais e diversas cidades brasileiras.
-
Título: Antônio Mir Disse que Houve Tentativa de Prejudicá-lo
-
Data: 25/03/78
-
Resumo: Por ocasião da divulgação dos nomes selecionados para participarem da mostra no Museu de Arte, a direção do mesmo, como também a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, através da Divisão de Cultura foram taxativos ao afirmarem que o crítico teria visitado todos os artistas de Joinville, dando a entender à imprensa através dos releeses distribuídos que os nomes que não constavam na relação dos escolhidos teriam sido cortados pelo crítico Walmir Ayala. Principalmente no caso do artista Antônio Mir, o qual não foi nem convidado ou procurado, muito menos visitado pelo crítico.
-
Título: Lapso
-
Data: 03/10/78
-
Resumo: Esta nota trata de um erro cometido pelo jornal ao mencionar Antonio Mir como diretor do Museu de Arte de Joinville. A nota se refere a um malentendido em uma matéria anterior, na qual o crítico Walmir Ayala defendeu Antonio Mir contra alegações de boicote em exposições.
-
Título: Mir Não Participará da Exposição na Alemanha
-
Data: 13/05/79
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir, que há muito vem se recusando a participar de qualquer iniciativa oficial por não concordar com a política cultural da Municipalidade, garantiu ontem que não permitirá que uma obra sva seja incluída na exposição que seguirá para Langenhagen. Confessando-se surpreso com a inclusão do seu nome na lista dos participantes, uma vez que já havia manifestado seu ponto-de-vista, disse que também não quer seu nome incluído entre aqueles que serão sorteados para acompanhar a mostra, como representante dos artistas locais.
-
Título: Inaugurada no Museu de Arte a Exposição de Antônio Mir
-
Data: 1980
-
Resumo: Foi inaugurada no Museu de Arte, a exposição individual do artista joinvilense Antônio Mir. A mostra, que reúne 33 trabalhos inéditos em chapas de metal, retrata os hábito se as tradições de Joinville no início do século.
-
Título: Mir, Um Artista Que Não Participa da VIII Coletiva
-
Data: 1980
-
Resumo: A ausência de Mir na atual exposição provocou comentários segundo os quais o crítico Walmir Ayala, que esteve em Joinville, a convite da Prefeitura Municipal, especificamente para selecionar os trabalhos a serem expostos, não teria aprovado as suas obras. Mas Antônio Mir disse que nem foi convidado, este ano, pelo Museu de Arte para expor na VIII Coletiva. "Portanto, Walmir Ayala, para mim um dos mais categorizados críticos de arte do País, não esteve em meu atelier, na recente visita que fez a Joinville, para analisar meus trabalhos.
-
Título: Mir Condena Festival de Improvisações
-
Data: 1980
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir criticou ontem apolítica cultural adotada pelos órgãos responsáveis de Joinville. Segundo Mir, não existe a mínima preocupação de se preservar as origens e os aspectos culturais da cidade, bem como inexistem critérios para a elaboração de calendários. "O que temos é um festival de improvisações com raras aparições deste ou daquele setor que só se manifestam depois de questionados pela opinião pública ou pelos artistas envolvidos".
-
Título: Mir: o Trabalho do Artista
-
Data: 1980
-
Resumo: O artigo explora a visão de Antonio Mir sobre o processo criativo e a produção artística. Ele reflete sobre o equilíbrio entre inspiração e técnica, destacando a importância da liberdade no ato de criar. Mir discute seus planos futuros, incluindo novas exposições e sua contínua busca por inovação na pintura.
-
Título: Artista Joinvilense Fará Trabalho na Espanha
-
Data: 10/02/80
-
Resumo: Antônio Mir foi contratado para produzir um mural na agência do Banco do Brasil na Espanha. Ele viajou a Madrid para manter os primeiros contactos, analisar o espaço disponível para o trabalho, conversar com o arquiteto responsável, e depois procurar desenvolver a idéia básica do mural, e o tema escolhido inicialmente e para o mural é a "emblemática indígena brasileira". Depois de acertados estes detalhes, Mir volta a Joinville, onde executará o mural, e quando pronto, retorna a Madrid para a montagem e inauguração. Este é o primeiro trabalho internacional de Antônio Mir.
-
Título: Banco do Brasil Leva Antônio Mir para Produzir Mural em Madri
-
Data: 10/02/80
-
Resumo: Após quase 15 anos dedicados à arte, Mir alcança uma posição quase única no movimento cultural catarinense, ao ser convidado pela presidência do Banco do Brasil para produzir um mural na agência de Madrid. O artista embarca hoje para a Espanha e diz que além desse fato representar o coroamento de sua carreira até aqui representa, também, maior prestígio para toda a classe artistítca joinvilense.
-
Título: Antonio Mir em Madrid
-
Data: 23/03/80
-
Resumo: O artigo descreve a visita de Antonio Mir a Madrid, onde ele realiza um mural para o Banco do Brasil. O texto explora a influência de sua formação artística e as impressões que teve ao visitar museus e cidades históricas na Espanha. Mir é retratado como um artista que mescla elementos culturais e religiosos em sua obra, com destaque para sua exposição em Madrid.
-
Título: Obras de Mir irão à Nicarágua
-
Data: 18/07/80
-
Resumo: O joinvilense Antonio Mir expõe três trabalhos, ao lado de 74 artistas espanhóis de renome internacional, em Madrid. A exposição é uma "Homenagem à Nicarágua" e representa um marco histtórico na vida política daquele povo, trazendo de volta a cultura à arte, interrompido pelo ditador Somoza. As obras expostas em Madrid viajarão por diversas cidades da Nicarágua e depois vão inaugurar e constituir o acervo do Museu de Arte Contemporânea. Segundo Mir, a Junta de Construção Nacional, o Ministério da Cultura e um escritório em Madrid, junto à embaixada da Nicarágua, estão realizando um movimento de reconstrução da culturanicaraguense.
-
Título: A Arte de Joinville
-
Data: 09/09/80
-
Resumo: A notícia destaca uma exposição de seis artistas de Joinville realizada em Pelotas, promovida pela Prefeitura Municipal de Pelotas. A mostra, patrocinada pelo Departamento de Cultura, reflete a vivência artística da cidade de Joinville e sua conexão com a arte nacional. Antonio Mir é mencionado por sua forma inovadora de utilizar materiais em suas obras.
-
Título: Galeria Permanente será Inaugurada em Joinville
-
Data: 06/11/80
-
Resumo: O artigo anuncia a inauguração de uma galeria permanente em Joinville para expor obras dos principais artistas da cidade. Nomes como Aderbal Humpreys, Albertina Ferraz Tuma, Antonio Mir e outros foram convidados para participar da inauguração no novo Centro de Artes.
-
Título: Artistas Selecionados Para a Coletiva do Maj
-
Data: 10/02/81
-
Resumo: Para a XI Coletiva de Artistas de Joinville, o Museu de Arte de Joinville convidou 21 artistas plásticos, que não passarão por qualquer seleção, devendo suas obras ser entregues até o dia 6 de março. Alguns dos convidados ainda não confirmaram suas participações. Os artistas plásticos convidados são: Astrid Lindroth, Albertina Ferraz Tuma, Amandos Sell, Armando Sérgio Furtado, Aderbal Humpreys, Antônio Mir, Edson Machado, Hamilton Machado, Hélio Machado, Helena Montenegro, Indio Negreiros da Costa, Geremias Drachinski, Luiz Si, Mário Avancini, Marcos Rück, Nilson Delai, Odete Starling, Odil Campos, Sinira Pruner e Silvio Parucker.
-
Título: Mir denuncia: Destruíram o meu Trabalho
-
Data: 31/05/81
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir denuncia a diretora da Casa da Cultura, Albertina Ferraz Tuma, pela destruição de sua obra "Chapa Experiência 2", que seria exibida na exposição "Síntese — 15 anos" no Museu de Arte de Joinville. Mir expressa indignação pela atitude que considera revanchista, atribuindo a destruição à sua manifestação em apoio a um colega explorado na instituição.
-
Título: Albertina Tuma Rebateu Denúncia de Antônio Mir
-
Data: 02/06/81
-
Resumo: Albertina Ferraz Tuma, diretora da Casa da Cultura, disse ontem que é sem fundamento a denúncia que o artista plástico Antônio Mir fez contra sua pessoa e contra a direção daquela casa, alegando que houve violação proposital em seu trabalho - Chapa Experiência 2 de 1971. Segundo Albertina Tuma, foi o próprio Antônio Mir que danificou a obra, "e isto nós podemos provar através de depoimentos de alunos e professores desta Casa d Cultura que presenciaram toda a cólera que se apossou deste artista, e culminou com a destruição de seu quadro com uma tora utilizada pelos alunos de escultura.
-
Título: Mir e Seus 15 Anos de Arte
-
Data: 04/06/81
-
Resumo: O Museu de Artes de Joinville inaugura hoje uma de suas mais importantes exposições individuais: a de Antônio Mir, um artista plástico espanhol radicado há vários anos em Joinville. Embora tenha 29 anos, Antônio Mir expõe 60 obras criadas desde 1966, quando iniciou sua carreira nas artes plásticas. Por isso, sua exposição individual chama-se “Síntese 15 Anos".
-
Título: “Síntese dos 15 Anos” Não Sai. O Autor Brigou.
-
Data: 07/06/81
-
Resumo: O incidente entre o artista plástico Antonio Mir e o Secretário de Cultura Esporte e Turismo do Município, Miraci Deretti Responsável pelol cancelamento do coquetel de abertura da exposição do artista, quinta-feira à noite culminou ontem no início da tarde com o cancelamento definitivo da exposição "Síntese 15 Anos", uma das mais importantes que o Museu realizaria este ano.
-
Título: Antônio Mir Responde a Secretário da Cultura
-
Data: 10/06/81
-
Resumo: Antônio Mir, cuja exposição foi cancelada pelo Secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Miraci Deretti, respondeu as acusações formuladas por este último, quando pichou as paredes da Casa da Cultura em sinal de protesto contra a alegada danificação de um de seus quadros cedido anteriormente aquela entidade, que se recusou a cedê-la para a exposição.
-
Título: Mir Abre Hoje, no Masc, sua “Síntese 15 Anos”
-
Data: 09/07/81
-
Resumo: Exposição Mir-Síntese 15 anos, que reúne obras do artista executadas a partir de 1966. Foi uma promoção da Fundação Catarinense de Cultura e Museu de Arte de Santa Catarina. Antônio Mir tem trabalhos expostos (murais) entre outros locais, na agência do Banco do Brasil em Madrid, no BB de Joinville e Blumenau e na Caixa Econômica Federal de São Francisco do Sul. De seu currículo consta a presença em enorme número de exposições, a partir de 1966.
-
Título: Antônio Mir na Galeria Atualidades
-
Data: 29/08/81
-
Resumo: Antônio Mir está se preparando para mais uma exposição individual. De 15 a 27 de setembro estará mostrando 30 obras na galeria Atualidades, da Associação Brasileira "A Hebraica", de São Paulo. O acesso ao artista expor naquela galeria é muito difícil, mesmo porque é a sociedade quem convida o artista.
-
Título: Antônio Mir Termia Mais um Grande Mural
-
Data: 18/03/82
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir entrega mais um mural, afixado no hall social do apartamento do médico Emir Ghanem. A confecção deste mural começou no ano de 1981 e segundo o autor, ainda não está pronto por se tratar de um trabalho dos mais difíceis e complexos já executados por ele. O mural tem uma área de 35 metros quadrados e é composto por 25 placas de metal, desde formas retangulares até triangulares.
-
Título: Mir na Mostra dos Imigrantes
-
Data: 09/06/82
-
Resumo: A exposição é toda composta por artistas especialmente convidados pela direção da Aiap. E Santa Catarina está sendo representada pelo artista plástico Antônio Mir. "Me sinto mais uma vez satisfeito por encontrar ressonância do meu trabalho em um grande centro como São Paulo e também por ter sido escolhido como representante de Santa Catarina para participar de uma exposição que há seis anos consecutivos vem sendo realizada. Através do meu trabalho, a arte joinvilense está sendo conhecida", diz.
-
Título: Mir Expõe Relevos Com Temas de Florianópolis
-
Data: 15/06/82
-
Resumo: A arte de Antônio Mir, através da exposição "Detalhes de Florianópolis", reunindo relevos em metal recentes. Mir, que já projetou a arte catarinense na Espanha, Holanda e Suíça, volta agora a enfatizar a beleza do espaço seminativo a Ilha de Florianópolis. Como apresentam desdobramento de sua personalidade irriquieta e inovadora, Mir se aninha em Florianópolis e nela busca a sua inspiração. Sente e desenvolve o seu trabalho lá, dando ênfase a exuberância da arquitetura colonial portuguesa. Se desvinvula do enxaimel joinvilense, e absorve uma paisagem nova.
-
Título: Mir Mostra seus Trabalhos na Domus até dia 30
-
Data: 20/06/82
-
Resumo: A Galeria domus exibe trabalhos de Mir, esses consistem em relevos de metal sobre florianópolis.
-
Título: Artista Plástico Expões em Itajaí
-
Data: 25/06/82
-
Resumo: O artista plástico Antônio Mir está expondo sua técnica em arte no período entre 20 e 31 de julho, quando da realização do X Festival de Inverno de Itajaí que será realizado no salão. Verde da Sociedade Guarani. De origem espanhola, o artista plástico reside atualmente em Joinville. Frequentemente, Antônio Mir participa de exposições pelos polos culturais do país, onde procura apresentar toda sua técnica astística.
-
Título: Artistas de Joinville Expõem pelo Estado
-
Data: 19/05/83
-
Resumo: A 13° Coletiva de Artes de Joinville está percorrendo nove municípios do Estado. Antes, a mostra pode ser vista pelos itajaienses e irá poste- riormente para Chapecó, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Criciúma, Tubarão e Caçador. Os artistas que participam desta exposição são Alvacir Scharf de Miranda, Amandos Sell, Antônio Mir, Astrid Lindroth, Edson Machado, Flávio Augusto de Faria Souto, Ha-milton Machado, Helena Montenegro, Índio Negreiros da Costa, José Carlos Paluch, Leda Maria Campos, Marcos Ruck, Moacir Moreira, Nadja Lamas, Nilson Delai e Silas dos Santos.
-
Título: Mir Faz Mural Para um Banco
-
Data: 07/10/83
-
Resumo: Antônio Mir está terminando mais um mural, que vai fazer parte da decoração da nova agência do Banco Francês-Brasileiro em Joinville. A obra, relacionada com o símbolo da instituição, tem quatro metros quadrados e deverá ficar pronta ainda esta semana. Antônio Mir acredita que essa atitude do banco é uma maneira de reconhecer o espaço cultural joinvilense. Ele lembrou ainda que a classe vem sofrendo os efeitos da crise que enfrenta o país.
-
Título: Exposição
-
Data: 25/10/83
-
Resumo: Estão expondo seus trabalhos na Galeria de Arte do Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Criciúma, as 16 artistas joinvilenses, que já apresentaram suas artes em Joinville, Itajaí, Joaçaba, Chapecó, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra. O "roteiro" denominado XIII Coletiva de Artistas de Joinville, já percorreu diversas cidades catarinenses. Participam desta coletiva Alvacir Sharff de Miranda, Amando Sell, Antônio Mir, Astrid Lindroth, Edson Machado, Flávio Augusto de Faria Souto, Hamilton Machado, Helena Montenegro, Indio Negreiros da Costa, José Paluch, Leda Maria Campos, Marcos Ruck, Moacir Moreira, Nadja Lamas, Nilson de Lai e Silas dos Santos.
-
Título: Mir Contesta “Paternidade” de Movimento
-
Data: 25/03/84
-
Resumo: Mir comenta a anunciada coletiva dos seis "pioneiros" das artes plásticas de Joinville, contesta o fato do poder público tomar para si a prerrogativa de ter dado início efetivo ao movimento das artes na cidade. "Na verdade afirmou Antônio Mir -, dois anos antes da primeira coletiva em comemoração ao aniversário da cidade, houve uma exposição, organizada pelos próprios artistas, sem qualquer apoio oficial".
-
Título: Em sua Nova Fase, Antônio Mir Programa Exposições Para 3 Anos
-
Data: 05/11/85
-
Resumo: Mir já planejou exposições para os próximos três anos. Será uma das mais intensas fases de sua carreira. Convidado, oficialmente, ele vai expor em oito capitais latino-americanas em museus de arte contemporânea. Incluídas, Cidade do México e Havana.
-
Título: Polícia Prende Antônio Mir Sob Acusação de Traficar Cocaína
-
Data: 16/01/86
-
Resumo: Antônio Mir foi preso com cocaína. A quantidade não foi divulgada pelo delegado Gregório José Vieira, que há vários dias estava seguindo as pistas de Mir. Ele foi detido por policiais militares depois de fazer uma distribuição para os seus clientes. Segundo informações do delegado Gregório José "o mesmo vinha utilizando meninas de menor idade para fazer a distribuição para os consumidores da droga".
-
Título: Mir Está Preso na Cadeia Pública Loca
-
Data: 17/01/86
-
Resumo: Em São Francisco do Sul, foi efetuado o flagrante do artista plástico, ele foi detido portando cerca de 2 gramas de cocaina, uma lâmina de vidro e outra de aço, pouco mais de’’ 6 milhões de cruzeiros e um tubo de vidro. Mir foi incurso no artigo 12 da lei de tóxicos, que caracteriza tráfico. Mas em entrevista a uma emissora de televisão Antônio Garcia Mir defendeu se afirmando que a cocaína e os demais objetos exeto o dinheiro apreendidos não lhe pertence.
-
Título: Artista Plástico é Libertado Após Passar um Mês na Cadeia
-
Data: 23/02/86
-
Resumo: Apesar de não ter comprovado que a cocaina encontrada com Mir era sua, o artista foi preso onde se manteve até sua liberdade. Com sua soltura Mir responderá o inquérito sem reclusão. Após sua prisão, outras denúncias foram feitas de que o artista plástico estaria corrompendo menores, o que não era verdade já que poucas vezes ele era visto na companhia de menores.
-
Título: Elogios a Mir
-
Data: 09/03/86
-
Resumo: O crítico de arte George Racz, da revista "Visão", enviou ao artista plástico Antônio Mir cópia de uma carta à imprensa catarinense elogiando seu trabalho e sua importância no cenário cultural do Estado e do País. Racz, que esteve em Joinville selecionando obras da Coletiva de Artistas, sabendo da prisão do artista, preferiu não emitir juízo sobre este aspecto, aprenciando apenas o que representa Mir para a arte barrigaverde. O artista, atualmente em liberdade, exibiu a carta para os amigos, emocionado.
-
Título: Crítico Destaca o Papel de Antônio Mir nas Artes
-
Data: 11/03/86
-
Resumo: O crítico de arte Georges Racz, da revista “Visão”, enviou uma carta detscando a importância do artista plásico Antônio Mir no contexto catarinense e nacional.
-
Título: Cresce acervo do Museu de Arte
-
Data: 21/01/87
-
Resumo: O acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) foi ampliado em 1986 com 39 doações e 10 aquisições, elevando o total de obras para 771. Entre os destaques das novas aquisições estão uma obra de metal gravado de Antonio Mir, serigrafias de Abelardo Zaluar e telas de outros artistas catarinenses e argentinos. As exposições continuam a valorizar os artistas locais e regionais.
-
Título: O Encontro de Antônio Mir com a Natureza de Capri
-
Data: 23/02/87
-
Resumo: Afastado das exposições há mais de dois anos, Antônio Mir tem sempre mercado para suas obras, principalmente no verão, quando turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná visitam seu atelier. "Sempre mantenho minha casa aberta. As pessoas se acostumaram a aparecer. Não fiz propaganda, a coisa simplesmente aconteceu. Tem a ver com o meu estado de espírito. Nunca trabalhei tanto", explica o artista. Uma das coisas mais importantes desta nova fase, segundo o artista, é a possibilidade de extrair tudo o que precisa da natureza, principalmente inspiração.
-
Título: Homenagem
-
Data: 20/08/87
-
Resumo: O artista plástico Antônio Mir, agora em nova fase, será homenageado com uma sala especial na 17ª Coletiva dos Artistas Plásticos de Joinville, que abre dia 3 de setembro.
-
Título: O Pioneiro Mir Faz 20 Anos de Arte
-
Data: 21/08/87
-
Resumo: O artista plástico Antônio Mir está comemorando 20 anos de carreira. Para homenageá-lo, a prefeitura de Joinville abrirá um espaço exclusivo para ele na próxima exposição de artes a ser realizada em setembro no Museu de Arte. Considerado um dos pioneiros das artes plásticas em Santa Catarina, Mir fala do seu envolvimento com drogas, do período em que esteve preso e de sua recuperação em uma clínica naturalista.
-
Título: Mir é Homenageado na Coletiva de Joinville
-
Data: 03/09/87
-
Resumo: Antonio Mir foi homenageado na Coletiva de Artistas Plásticos de Joinville, um evento anual que reúne obras de artistas locais. A homenagem reconhece as contribuições de Mir para o cenário artístico da cidade e suas conquistas internacionais. O evento destaca 42 obras de artistas locais e as conquistas de Mir, incluindo murais no Banco do Brasil em Madrid e exposições em vários países.
-
Título: Trajetória de Antônio Mir, Um Artista Com Fôlego Renovado
-
Data: 20/09/87
-
Resumo: O inquieto artista plástico Antônio Mir fala de sua vida, de um desequilíbrio emocional recente e da produção bemsucedida da coleção Praia Vermelha, sua atual musa inspiradora.
-
Título: Coletiva de Joinville Encerra na Quarta-Feira
-
Data: 26/09/87
-
Resumo: O artigo anuncia o encerramento da 17ª Coletiva de Artes Plásticas de Joinville, que homenageia Antonio Mir pelos 20 anos de sua carreira. A exposição apresenta um panorama das artes plásticas na cidade e celebra a continuidade da tradição de exibir trabalhos de artistas locais e catarinenses.
-
Título: Individual de Guido Heuer na AçúAçú
-
Data: 15/11/88
-
Resumo: A notícia fala sobre a exposição individual de Guido Heuer na Galeria AçúAçú, com a presença de vários artistas e personalidades da arte, incluindo Antonio Mir. A exposição destaca a expressão inovadora de Heuer e seu conhecimento plástico, resultando em um evento marcante para a arte catarinense.
-
Data: 08/12/89
-
Resumo: Antônio Mir posando para foto em seu atêlie.
-
Título: Os Metais de Antônio Mir
-
Data: 31/10/90
-
Resumo: Harry Laus fala sobre o trabalho em metais de Antônio Mir.
-
Título: Mir Vai a Porto Alegre Mostrar Seus Trabalhos
-
Data: 15/10/91
-
Resumo: Esta é a segunda vez que o artista, nascido em Lorca, Espanha, expõe na capital gaúcha. A primeira foi uma individual em 75. Seis anos mais tarde, chega depois de passar por diversas técnicas óleo em chapas de aço, alumínio, vinil e outros materiais que apontam para a sua futura opção pelas folhas de latão
-
Título: Arte de Antonio Mir na Lascaux
-
Data: 21/11/91
-
Resumo: Antonio Mir exibe 18 pinturas recentes em uma mostra na Galeria de Arte Lascaux, retratando cenas de seu cotidiano e explorando cores e texturas com foco no abstrato. A exposição faz parte de sua trajetória artística em Joinville, com destaque para sua capacidade de inovar e explorar novos elementos em sua arte.
-
Título: Antônio Mir Expõe e Autografa em Blú
-
Data: 07/11/96
-
Resumo: Noite de autógrafos com Antônio Mir no Viena Park Hotel (Rua Hermann Husher, 670, Blumenau) dia 20. Vários painéis do artista plástico estarão expostos, mostrando porque Mir tem grande representação no exterior. O livro traz um resumo dos 30 anos dedicados à pintura, tem coordenação de Lisa do Nascimento, mulher de Mir e foi publicado pela Editora Godoy de Murcia, da Espanha.
-
Título: Mir se Revela em Livro e Cores
-
Data: 07/11/96
-
Resumo: Para marcar os 30 anos de carreira, o artista plástico hispano-brasileiro Antonio Mir, realizou em Joinville noite de autógrafos do seu livro Antonio Mir 1966- 1996. A noite também contou com arte nas paredes através da abertura da exposição das suas obras produzidas nos últimos três anos. Os 40 trabalhos, a maioria medindo dois por dois metros, estão expostos em sala especial de 600 metros quadrados.
-
Título: Nômade da Luz
-
Data: 16/11/96
-
Resumo: Antônio Mir pinta um casarão da Praia da Saudade que foi emprestado de um amigo. Ele vai apontando tudo o que faz da Prainha uma praia de poesia, caminha para lá e para cá e conta histórias. Aos 46 anos, instalado no que parece ser uma vila, ele também pontua a insinuação de que "Mir leva uma boa vida".
-
Título: Antônio Mir Em Busca de um Rótulo
-
Data: 30/11/96
-
Resumo: Mir é um pintor contemporâneo e ao mesmo tempo barroco? Invariavelmente, temos tendència a colocar qualquer artista dentro de um conceito, e este numa matriz estruturada, o chamado espaço semântico, de dimensões bem demarcadas.
-
Título: Antônio Mir: Barriga Verde, brasileiroespanhol, universal
-
Data: 13/02/97
-
Resumo: A reportagem fala das obras de Antônio Mir, que desde os anos setenta, figura de desafios na arte barriga-verde, sem medo de atravessar fronteiras, sem medo de atravessar-se, a diferença, a ausência de preconceitos, o auto reconhecimento do artista como exercício da vida, a irreparável matéria de pertencer ao destino e inequívoco sonho de provocação permanente.
-
Título: Arte Sem Pudor
-
Data: 23/02/97
-
Resumo: Antônio em entrevista conta sua trajetória e diz que agora consegue viver de sua arte, mas levou 30 anos para isso.
-
Título: De Joinville para o Mundo
-
Data: 09/03/00
-
Resumo: O artigo narra a trajetória de Antonio Mir, um artista plástico que deixou a Espanha e estabeleceu-se no Brasil. Ao longo de 35 anos vivendo em Joinville, ele transformou sua arte, e suas criações têm reconhecimento internacional. O texto conta histórias de sua infância, sua adaptação ao Brasil e o início de sua carreira artística. Ele também é lembrado por sua versatilidade ao lidar com diferentes materiais e técnicas.
-
Título: Gigante da Arte
-
Data: 28/06/01
-
Resumo: A Câmara de Vereadores de Joinville homenageia o artista plástico Antonio Mir por suas contribuições ao cenário artístico local e internacional. O artigo detalha a trajetória de Mir, que, aos 62 anos, se consagrou como um dos principais artistas plásticos da região. Ele participou de exposições importantes, incluindo a Bienal de São Paulo, e tem obras espalhadas pela Europa e Estados Unidos.
-
Título: Antônio Mir Mergulha no Universo da Soja
-
Data: 02/03/04
-
Resumo: O trabalho encomendado para o escritório de Nova York tem 4,65 m² e também leva a soja como inspiração. "Sou um artista daqui, mas minhas atividades são internacionais", observa, lembrando ter se reunido com o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) nos Estados Unidos, em janeiro, durante suas férias.
-
Título: Obra de Antônio Mir Reconhecida na Espanha
-
Data: Março de 2005
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir, radicado em São Francisco do Sul, litoral Norte de Santa Catarina, voltou a ser destaque no circuito de artes plásticas espanhol neste começo de 2005. Sua exposição La Luz Pinta, realizada entre janeiro e março, num espaço secular, anexo ao palácio do governo, na sala de exposições da Igreja de San Esteban, na Comunidade Autônoma de Murcia, reuniu 20 obras em grandes dimensões, quatro delas adquiridas por joinvilenses.
-
Título: De Bem com a Vida
-
Data: Janeiro de 2009
-
Resumo: Artista, visionário, polêmico, egocêntrico, irreverente, apaixonado, um lutador. Todos estes adjetivos servem para definir um pouco do "espanhol" Antônio Mir, criado em Joinville, mas que colocou seu nome no circuito internacional das artes visuais. Sua última batalha - contra a morte - foi vencida depois de 12 cirurgias e 80 dias numa UTI. Hoje, Mir se recupera em São Francisco do Sul, conta como superou a doença e sobre seus planos de expor em Barcelona e Berlim, no segundo semestre.
-
Título: A Segunda Vida de Antônio Mir
-
Data: Janeiro de 2009
-
Resumo: Três meses na UTI e 12 cirúrgias depois, o artista já se prepara para voltar à ativa. Em fevereiro, ele foi internado com uma peritonite (perfuração no intestino), que o deixou três meses na UTI. Aos poucos, Mir retorna aos pincéis. Ele também comemora a instalação de um mural na sede da Bunge, em Gaspar.
-
Título: Navegando em Outros Mundos
-
Data: 2010
-
Resumo: A notícia fala sobre Antonio Mir, um artista plástico que iniciou a produção de um mural nos Estados Unidos. Antonio Mir é descrito como um artista de Joinville que migrou para o Brasil e ficou conhecido por seu trabalho em várias técnicas artísticas. Ele é reconhecido pelo uso criativo de cores e formas. O artigo menciona o sucesso de Mir ao levar sua arte para outros países, como Espanha e Estados Unidos, e agora expandindo sua produção para o mercado norte-americano.
-
Título: Obras de Arte para Guardar na Prateleira
-
Data: 2010
-
Resumo: A notícia discute o lançamento de um livro que compila o acervo de obras de arte da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Com 187 pinturas, gravuras e esculturas de artistas catarinenses e de outros estados, o livro tem como objetivo preservar a história e a cultura de Santa Catarina. São mencionados vários artistas como Aldo Locatelli, Anderson Rodrigues, Antonio Mir e Eliana Voigt. O livro foi organizado por Débora Borges e Rossana Espezim, e seu lançamento ocorreu em dezembro de 2008.
-
Título: As Honras Vão Para Antônio Mir
-
Data: 13/01/10
-
Resumo: Artista espanhol radicado em Joinville é agraciado hoje com a medalha Anita Garibaldi.
-
Título: Passado Atual e Presente Abstrato
-
Data: 25/01/12
-
Resumo: Exposições "Diários Desenhados" e "Memórias de um Acervo: Antônio Mir e Mário Avancini" abertas ao público.
-
Título: Exposição de Antônio Mir
-
Data: 12/04/12
-
Resumo: Enfrentando graves problemas de saúde desde 2008 depois de ter feito mais de dez cirurgiais, que o deixaram numa cadeira de rodas. Mir conta com o apoio e o incentivo do filho para retornar aos pincéis.
-
Título: Justa Homenagem para Antônio Mir
-
Data: 28/06/12
-
Resumo: Legado do artista plástico espanhol radicado em Joinville será celebrado em cerimônia na Câmara de Vereadores. Ele ainda se recupera das 12 cirurgias pelas quais passou nos 58 dias internado. Vivendo em uma casa de repouso, a mente de Mir continua tão ativa quanto o tempo em que olhava para os fundos do quintal sonhando com animais e monstros na floresta.
-
Título: Vida Louca, Eterna Vida
-
Resumo: Escritos do artista e seu curriculo, juntamente com o mapa de Itajaí, e localização do seu atelier.
















4. Mais fotos sobre o Artista
5. Catálogo do artista
1966 - Exposição na Sociedade Thalia - Curitiba - Antônio Mir
1966 - Restaurante Bavária - Curitiba - Antônio Mir
1971 - Departamento de Educação e Cultura de Joinville - Antônio Mir
1971 - Galeria de Nossa Senhora do Desterro - Florianópolis - Antônio Mir
1971 - Exposição de objetos - Festa das Flores Joinville - Antônio Mir
1971 - No colégio Governador Celson Ramos - Joinville - Antônio Mir
1971 - Associação Catarinense de Ensino em Joinville - Antônio Mir
1971 - Colégio Bom Jesus - Joinville - Antônio Mir
1972 - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Antônio Mir
1972 - Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis - Antônio Mir
6. Informações Adicionais
Notícia do falecimento do artista. 2018.
Link: https://ndmais.com.br/diversao/aos-68-anosmorre-neste-sabado-o-artista-plastico-antonio-mir/
1950 - Nascimento do artista na Espanha.
1958 - Mudou-se para o Brasil
1963 - Atuação na organização da coletiva de artistas de Joinville.
1966 - X Salão de Artes Plásticas para Novos, Curitiba. 1°. Salão da União dos Gakusseis, em Curitiba.
1967 - Movimento da Arte Jovem, na Pérgula, em Curitiba. Exposição dos Artistas Contemporâneos, na Galeria Klassik, em Campinas.
1° Exposição de Arte Contemporânea da Fenaflor, em Joinville.
1968 - Coletiva de Artistas Joinvillenses, em Joinville.
1969 - Exposição de Artistas Joinvillenses, em Blumenau.
1970 - 1º Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Joinville.
2° Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Blumenau.
1971 - Exposição de Artistas Joinvillenses, em Joinville.
Coletiva de Artistas Catarinenses, na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina.
3° Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Blumenau.
28°. Salão Paranaense, em Curitiba.
1972 - Coletiva de Artistas Joinvillenses, em Joinville.
Salão das Olimpíadas do Exército, no Sesquicentenário da Independência, em Porto Alegre.
2° Exposição Internacional da Gravura - Museu de Arte Moderna de São Paulo. Bienal Nacional Parque Ibirapuera.
Sete Artistas Catarinenses selecionados para a Bienal Nacional Banco Halles - Blumenau.
Mini Coletiva de Artistas Catarinenses no Banco Nacional de Minas Gerais.
1°. SAPISC - Salão de Artes Plásticas da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis.
1992 - Voltou para espanha
2016 - Expôs pelos 40 anos de criação do MAJ
2018 - Falecimento do artista, devido a uma parada cardíaca.
Nascido em Lorca, Espanha em 1950, mudou-se para o Brasil aos oito anos de idade. Estabeleceu residência e um estúdio em Joinville, onde desenvolveu seu trabalho e também colaborou para a cena artística local. Atuou na criação da Coletiva de Artistas de Joinville e do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Com 23 anos, foi convidado para participar da Bienal de São Paulo. Na década de 70 expôs em várias cidades do país e criou grandes murais sob encomenda do Banco do Brasil. Mir voltou para a Espanha em 1992 para estudar e abrir um estúdio. Sua arte passou a circular com mais regularidade por galerias europeias, mas Mir manteve sua estreita ligação com Joinville, além de incorporar mais uma: São Francisco do Sul, cidade onde também instalou estúdio e para a qual desenvolveu vários projetos. Enquanto produziu, alternava sua obra entre este a Espanha e o Brasil, realizando exposições nos dois lados do Atlântico. Entre outros lugares, expôs na Galiza, Madrid (Casa de América), Murcia (Almudí), Roma (Palazzo Pamphilj), Milão (Instituto Cervantes), Berlim, Paris e várias cidades brasileiras. Foi autor de diversos projetos de grande porte, como o Memorial Gonneville, a transformação do porto de São Francisco do Sul ou o Farol do Atlântico. Em 2016, expôs nas comemorações pelos 40 anos do MAJ. Em Joinville, uma das obras de Mir mais visíveis é a escultura “O Encontro”, localizado no Centreventos. Entre as homenagens que recebeu destacam-se a Medalha Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado, e a Medalha ao Mérito Civil da Casa Rainha Isabel, na Espanha. Antônio Mir faleceu em 2018, em Itajaí, devido a uma parada cardíaca.
-
Título: Mir Ianugura Exposição no Museu de Arte de Joinville
-
Data: 13/10/76
-
Resumo: São 25 trabalhos nesta exposição. Será a última em Santa Catarina, antes de sua viagem de estudos na Espanha, onde deverá ficar durante dois anos trabalhando num atelier de um mestre espanhol na área da escultura na cidade de Madrid. O curriculo já está em poder do adido cultural daquele país no rasil, Alfonso Polazon, que está mantendo contatos com os escultores com quem vai apurar.
-
Título: Antônio Mir: Exposição do Século XVIII em Joinville
-
Data: 29/10/76
-
Resumo: A novidade da exposição do MAJ consiste em gravuras versando sobre o início do século XVII em Joinville, retratando carroções, damas da sociedade, prédios e outros detalhes, além de uma vasta colelânea da evolução do telefone. Antônio Mir tem participado de inúmeras exposições, tendo participado de Bienais de São Paulo, e em capitais e diversas cidades brasileiras.
-
Título: Antônio Mir Disse que Houve Tentativa de Prejudicá-lo
-
Data: 25/03/78
-
Resumo: Por ocasião da divulgação dos nomes selecionados para participarem da mostra no Museu de Arte, a direção do mesmo, como também a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, através da Divisão de Cultura foram taxativos ao afirmarem que o crítico teria visitado todos os artistas de Joinville, dando a entender à imprensa através dos releeses distribuídos que os nomes que não constavam na relação dos escolhidos teriam sido cortados pelo crítico Walmir Ayala. Principalmente no caso do artista Antônio Mir, o qual não foi nem convidado ou procurado, muito menos visitado pelo crítico.
-
Título: Lapso
-
Data: 03/10/78
-
Resumo: Esta nota trata de um erro cometido pelo jornal ao mencionar Antonio Mir como diretor do Museu de Arte de Joinville. A nota se refere a um malentendido em uma matéria anterior, na qual o crítico Walmir Ayala defendeu Antonio Mir contra alegações de boicote em exposições.
-
Título: Mir Não Participará da Exposição na Alemanha
-
Data: 13/05/79
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir, que há muito vem se recusando a participar de qualquer iniciativa oficial por não concordar com a política cultural da Municipalidade, garantiu ontem que não permitirá que uma obra sva seja incluída na exposição que seguirá para Langenhagen. Confessando-se surpreso com a inclusão do seu nome na lista dos participantes, uma vez que já havia manifestado seu ponto-de-vista, disse que também não quer seu nome incluído entre aqueles que serão sorteados para acompanhar a mostra, como representante dos artistas locais.
-
Título: Inaugurada no Museu de Arte a Exposição de Antônio Mir
-
Data: 1980
-
Resumo: Foi inaugurada no Museu de Arte, a exposição individual do artista joinvilense Antônio Mir. A mostra, que reúne 33 trabalhos inéditos em chapas de metal, retrata os hábito se as tradições de Joinville no início do século.
-
Título: Mir, Um Artista Que Não Participa da VIII Coletiva
-
Data: 1980
-
Resumo: A ausência de Mir na atual exposição provocou comentários segundo os quais o crítico Walmir Ayala, que esteve em Joinville, a convite da Prefeitura Municipal, especificamente para selecionar os trabalhos a serem expostos, não teria aprovado as suas obras. Mas Antônio Mir disse que nem foi convidado, este ano, pelo Museu de Arte para expor na VIII Coletiva. "Portanto, Walmir Ayala, para mim um dos mais categorizados críticos de arte do País, não esteve em meu atelier, na recente visita que fez a Joinville, para analisar meus trabalhos.
-
Título: Mir Condena Festival de Improvisações
-
Data: 1980
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir criticou ontem apolítica cultural adotada pelos órgãos responsáveis de Joinville. Segundo Mir, não existe a mínima preocupação de se preservar as origens e os aspectos culturais da cidade, bem como inexistem critérios para a elaboração de calendários. "O que temos é um festival de improvisações com raras aparições deste ou daquele setor que só se manifestam depois de questionados pela opinião pública ou pelos artistas envolvidos".
-
Título: Mir: o Trabalho do Artista
-
Data: 1980
-
Resumo: O artigo explora a visão de Antonio Mir sobre o processo criativo e a produção artística. Ele reflete sobre o equilíbrio entre inspiração e técnica, destacando a importância da liberdade no ato de criar. Mir discute seus planos futuros, incluindo novas exposições e sua contínua busca por inovação na pintura.
-
Título: Artista Joinvilense Fará Trabalho na Espanha
-
Data: 10/02/80
-
Resumo: Antônio Mir foi contratado para produzir um mural na agência do Banco do Brasil na Espanha. Ele viajou a Madrid para manter os primeiros contactos, analisar o espaço disponível para o trabalho, conversar com o arquiteto responsável, e depois procurar desenvolver a idéia básica do mural, e o tema escolhido inicialmente e para o mural é a "emblemática indígena brasileira". Depois de acertados estes detalhes, Mir volta a Joinville, onde executará o mural, e quando pronto, retorna a Madrid para a montagem e inauguração. Este é o primeiro trabalho internacional de Antônio Mir.
-
Título: Banco do Brasil Leva Antônio Mir para Produzir Mural em Madri
-
Data: 10/02/80
-
Resumo: Após quase 15 anos dedicados à arte, Mir alcança uma posição quase única no movimento cultural catarinense, ao ser convidado pela presidência do Banco do Brasil para produzir um mural na agência de Madrid. O artista embarca hoje para a Espanha e diz que além desse fato representar o coroamento de sua carreira até aqui representa, também, maior prestígio para toda a classe artistítca joinvilense.
-
Título: Antonio Mir em Madrid
-
Data: 23/03/80
-
Resumo: O artigo descreve a visita de Antonio Mir a Madrid, onde ele realiza um mural para o Banco do Brasil. O texto explora a influência de sua formação artística e as impressões que teve ao visitar museus e cidades históricas na Espanha. Mir é retratado como um artista que mescla elementos culturais e religiosos em sua obra, com destaque para sua exposição em Madrid.
-
Título: Obras de Mir irão à Nicarágua
-
Data: 18/07/80
-
Resumo: O joinvilense Antonio Mir expõe três trabalhos, ao lado de 74 artistas espanhóis de renome internacional, em Madrid. A exposição é uma "Homenagem à Nicarágua" e representa um marco histtórico na vida política daquele povo, trazendo de volta a cultura à arte, interrompido pelo ditador Somoza. As obras expostas em Madrid viajarão por diversas cidades da Nicarágua e depois vão inaugurar e constituir o acervo do Museu de Arte Contemporânea. Segundo Mir, a Junta de Construção Nacional, o Ministério da Cultura e um escritório em Madrid, junto à embaixada da Nicarágua, estão realizando um movimento de reconstrução da culturanicaraguense.
-
Título: A Arte de Joinville
-
Data: 09/09/80
-
Resumo: A notícia destaca uma exposição de seis artistas de Joinville realizada em Pelotas, promovida pela Prefeitura Municipal de Pelotas. A mostra, patrocinada pelo Departamento de Cultura, reflete a vivência artística da cidade de Joinville e sua conexão com a arte nacional. Antonio Mir é mencionado por sua forma inovadora de utilizar materiais em suas obras.
-
Título: Galeria Permanente será Inaugurada em Joinville
-
Data: 06/11/80
-
Resumo: O artigo anuncia a inauguração de uma galeria permanente em Joinville para expor obras dos principais artistas da cidade. Nomes como Aderbal Humpreys, Albertina Ferraz Tuma, Antonio Mir e outros foram convidados para participar da inauguração no novo Centro de Artes.
-
Título: Artistas Selecionados Para a Coletiva do Maj
-
Data: 10/02/81
-
Resumo: Para a XI Coletiva de Artistas de Joinville, o Museu de Arte de Joinville convidou 21 artistas plásticos, que não passarão por qualquer seleção, devendo suas obras ser entregues até o dia 6 de março. Alguns dos convidados ainda não confirmaram suas participações. Os artistas plásticos convidados são: Astrid Lindroth, Albertina Ferraz Tuma, Amandos Sell, Armando Sérgio Furtado, Aderbal Humpreys, Antônio Mir, Edson Machado, Hamilton Machado, Hélio Machado, Helena Montenegro, Indio Negreiros da Costa, Geremias Drachinski, Luiz Si, Mário Avancini, Marcos Rück, Nilson Delai, Odete Starling, Odil Campos, Sinira Pruner e Silvio Parucker.
-
Título: Mir denuncia: Destruíram o meu Trabalho
-
Data: 31/05/81
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir denuncia a diretora da Casa da Cultura, Albertina Ferraz Tuma, pela destruição de sua obra "Chapa Experiência 2", que seria exibida na exposição "Síntese — 15 anos" no Museu de Arte de Joinville. Mir expressa indignação pela atitude que considera revanchista, atribuindo a destruição à sua manifestação em apoio a um colega explorado na instituição.
-
Título: Albertina Tuma Rebateu Denúncia de Antônio Mir
-
Data: 02/06/81
-
Resumo: Albertina Ferraz Tuma, diretora da Casa da Cultura, disse ontem que é sem fundamento a denúncia que o artista plástico Antônio Mir fez contra sua pessoa e contra a direção daquela casa, alegando que houve violação proposital em seu trabalho - Chapa Experiência 2 de 1971. Segundo Albertina Tuma, foi o próprio Antônio Mir que danificou a obra, "e isto nós podemos provar através de depoimentos de alunos e professores desta Casa d Cultura que presenciaram toda a cólera que se apossou deste artista, e culminou com a destruição de seu quadro com uma tora utilizada pelos alunos de escultura.
-
Título: Mir e Seus 15 Anos de Arte
-
Data: 04/06/81
-
Resumo: O Museu de Artes de Joinville inaugura hoje uma de suas mais importantes exposições individuais: a de Antônio Mir, um artista plástico espanhol radicado há vários anos em Joinville. Embora tenha 29 anos, Antônio Mir expõe 60 obras criadas desde 1966, quando iniciou sua carreira nas artes plásticas. Por isso, sua exposição individual chama-se “Síntese 15 Anos".
-
Título: “Síntese dos 15 Anos” Não Sai. O Autor Brigou.
-
Data: 07/06/81
-
Resumo: O incidente entre o artista plástico Antonio Mir e o Secretário de Cultura Esporte e Turismo do Município, Miraci Deretti Responsável pelol cancelamento do coquetel de abertura da exposição do artista, quinta-feira à noite culminou ontem no início da tarde com o cancelamento definitivo da exposição "Síntese 15 Anos", uma das mais importantes que o Museu realizaria este ano.
-
Título: Antônio Mir Responde a Secretário da Cultura
-
Data: 10/06/81
-
Resumo: Antônio Mir, cuja exposição foi cancelada pelo Secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Miraci Deretti, respondeu as acusações formuladas por este último, quando pichou as paredes da Casa da Cultura em sinal de protesto contra a alegada danificação de um de seus quadros cedido anteriormente aquela entidade, que se recusou a cedê-la para a exposição.
-
Título: Mir Abre Hoje, no Masc, sua “Síntese 15 Anos”
-
Data: 09/07/81
-
Resumo: Exposição Mir-Síntese 15 anos, que reúne obras do artista executadas a partir de 1966. Foi uma promoção da Fundação Catarinense de Cultura e Museu de Arte de Santa Catarina. Antônio Mir tem trabalhos expostos (murais) entre outros locais, na agência do Banco do Brasil em Madrid, no BB de Joinville e Blumenau e na Caixa Econômica Federal de São Francisco do Sul. De seu currículo consta a presença em enorme número de exposições, a partir de 1966.
-
Título: Antônio Mir na Galeria Atualidades
-
Data: 29/08/81
-
Resumo: Antônio Mir está se preparando para mais uma exposição individual. De 15 a 27 de setembro estará mostrando 30 obras na galeria Atualidades, da Associação Brasileira "A Hebraica", de São Paulo. O acesso ao artista expor naquela galeria é muito difícil, mesmo porque é a sociedade quem convida o artista.
-
Título: Antônio Mir Termia Mais um Grande Mural
-
Data: 18/03/82
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir entrega mais um mural, afixado no hall social do apartamento do médico Emir Ghanem. A confecção deste mural começou no ano de 1981 e segundo o autor, ainda não está pronto por se tratar de um trabalho dos mais difíceis e complexos já executados por ele. O mural tem uma área de 35 metros quadrados e é composto por 25 placas de metal, desde formas retangulares até triangulares.
-
Título: Mir na Mostra dos Imigrantes
-
Data: 09/06/82
-
Resumo: A exposição é toda composta por artistas especialmente convidados pela direção da Aiap. E Santa Catarina está sendo representada pelo artista plástico Antônio Mir. "Me sinto mais uma vez satisfeito por encontrar ressonância do meu trabalho em um grande centro como São Paulo e também por ter sido escolhido como representante de Santa Catarina para participar de uma exposição que há seis anos consecutivos vem sendo realizada. Através do meu trabalho, a arte joinvilense está sendo conhecida", diz.
-
Título: Mir Expõe Relevos Com Temas de Florianópolis
-
Data: 15/06/82
-
Resumo: A arte de Antônio Mir, através da exposição "Detalhes de Florianópolis", reunindo relevos em metal recentes. Mir, que já projetou a arte catarinense na Espanha, Holanda e Suíça, volta agora a enfatizar a beleza do espaço seminativo a Ilha de Florianópolis. Como apresentam desdobramento de sua personalidade irriquieta e inovadora, Mir se aninha em Florianópolis e nela busca a sua inspiração. Sente e desenvolve o seu trabalho lá, dando ênfase a exuberância da arquitetura colonial portuguesa. Se desvinvula do enxaimel joinvilense, e absorve uma paisagem nova.
-
Título: Mir Mostra seus Trabalhos na Domus até dia 30
-
Data: 20/06/82
-
Resumo: A Galeria domus exibe trabalhos de Mir, esses consistem em relevos de metal sobre florianópolis.
-
Título: Artista Plástico Expões em Itajaí
-
Data: 25/06/82
-
Resumo: O artista plástico Antônio Mir está expondo sua técnica em arte no período entre 20 e 31 de julho, quando da realização do X Festival de Inverno de Itajaí que será realizado no salão. Verde da Sociedade Guarani. De origem espanhola, o artista plástico reside atualmente em Joinville. Frequentemente, Antônio Mir participa de exposições pelos polos culturais do país, onde procura apresentar toda sua técnica astística.
-
Título: Artistas de Joinville Expõem pelo Estado
-
Data: 19/05/83
-
Resumo: A 13° Coletiva de Artes de Joinville está percorrendo nove municípios do Estado. Antes, a mostra pode ser vista pelos itajaienses e irá poste- riormente para Chapecó, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Criciúma, Tubarão e Caçador. Os artistas que participam desta exposição são Alvacir Scharf de Miranda, Amandos Sell, Antônio Mir, Astrid Lindroth, Edson Machado, Flávio Augusto de Faria Souto, Ha-milton Machado, Helena Montenegro, Índio Negreiros da Costa, José Carlos Paluch, Leda Maria Campos, Marcos Ruck, Moacir Moreira, Nadja Lamas, Nilson Delai e Silas dos Santos.
-
Título: Mir Faz Mural Para um Banco
-
Data: 07/10/83
-
Resumo: Antônio Mir está terminando mais um mural, que vai fazer parte da decoração da nova agência do Banco Francês-Brasileiro em Joinville. A obra, relacionada com o símbolo da instituição, tem quatro metros quadrados e deverá ficar pronta ainda esta semana. Antônio Mir acredita que essa atitude do banco é uma maneira de reconhecer o espaço cultural joinvilense. Ele lembrou ainda que a classe vem sofrendo os efeitos da crise que enfrenta o país.
-
Título: Exposição
-
Data: 25/10/83
-
Resumo: Estão expondo seus trabalhos na Galeria de Arte do Centro Cultural da Prefeitura Municipal de Criciúma, as 16 artistas joinvilenses, que já apresentaram suas artes em Joinville, Itajaí, Joaçaba, Chapecó, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra. O "roteiro" denominado XIII Coletiva de Artistas de Joinville, já percorreu diversas cidades catarinenses. Participam desta coletiva Alvacir Sharff de Miranda, Amando Sell, Antônio Mir, Astrid Lindroth, Edson Machado, Flávio Augusto de Faria Souto, Hamilton Machado, Helena Montenegro, Indio Negreiros da Costa, José Paluch, Leda Maria Campos, Marcos Ruck, Moacir Moreira, Nadja Lamas, Nilson de Lai e Silas dos Santos.
-
Título: Mir Contesta “Paternidade” de Movimento
-
Data: 25/03/84
-
Resumo: Mir comenta a anunciada coletiva dos seis "pioneiros" das artes plásticas de Joinville, contesta o fato do poder público tomar para si a prerrogativa de ter dado início efetivo ao movimento das artes na cidade. "Na verdade afirmou Antônio Mir -, dois anos antes da primeira coletiva em comemoração ao aniversário da cidade, houve uma exposição, organizada pelos próprios artistas, sem qualquer apoio oficial".
-
Título: Em sua Nova Fase, Antônio Mir Programa Exposições Para 3 Anos
-
Data: 05/11/85
-
Resumo: Mir já planejou exposições para os próximos três anos. Será uma das mais intensas fases de sua carreira. Convidado, oficialmente, ele vai expor em oito capitais latino-americanas em museus de arte contemporânea. Incluídas, Cidade do México e Havana.
-
Título: Polícia Prende Antônio Mir Sob Acusação de Traficar Cocaína
-
Data: 16/01/86
-
Resumo: Antônio Mir foi preso com cocaína. A quantidade não foi divulgada pelo delegado Gregório José Vieira, que há vários dias estava seguindo as pistas de Mir. Ele foi detido por policiais militares depois de fazer uma distribuição para os seus clientes. Segundo informações do delegado Gregório José "o mesmo vinha utilizando meninas de menor idade para fazer a distribuição para os consumidores da droga".
-
Título: Mir Está Preso na Cadeia Pública Loca
-
Data: 17/01/86
-
Resumo: Em São Francisco do Sul, foi efetuado o flagrante do artista plástico, ele foi detido portando cerca de 2 gramas de cocaina, uma lâmina de vidro e outra de aço, pouco mais de’’ 6 milhões de cruzeiros e um tubo de vidro. Mir foi incurso no artigo 12 da lei de tóxicos, que caracteriza tráfico. Mas em entrevista a uma emissora de televisão Antônio Garcia Mir defendeu se afirmando que a cocaína e os demais objetos exeto o dinheiro apreendidos não lhe pertence.
-
Título: Artista Plástico é Libertado Após Passar um Mês na Cadeia
-
Data: 23/02/86
-
Resumo: Apesar de não ter comprovado que a cocaina encontrada com Mir era sua, o artista foi preso onde se manteve até sua liberdade. Com sua soltura Mir responderá o inquérito sem reclusão. Após sua prisão, outras denúncias foram feitas de que o artista plástico estaria corrompendo menores, o que não era verdade já que poucas vezes ele era visto na companhia de menores.
-
Título: Elogios a Mir
-
Data: 09/03/86
-
Resumo: O crítico de arte George Racz, da revista "Visão", enviou ao artista plástico Antônio Mir cópia de uma carta à imprensa catarinense elogiando seu trabalho e sua importância no cenário cultural do Estado e do País. Racz, que esteve em Joinville selecionando obras da Coletiva de Artistas, sabendo da prisão do artista, preferiu não emitir juízo sobre este aspecto, aprenciando apenas o que representa Mir para a arte barrigaverde. O artista, atualmente em liberdade, exibiu a carta para os amigos, emocionado.
-
Título: Crítico Destaca o Papel de Antônio Mir nas Artes
-
Data: 11/03/86
-
Resumo: O crítico de arte Georges Racz, da revista “Visão”, enviou uma carta detscando a importância do artista plásico Antônio Mir no contexto catarinense e nacional.
-
Título: Cresce acervo do Museu de Arte
-
Data: 21/01/87
-
Resumo: O acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) foi ampliado em 1986 com 39 doações e 10 aquisições, elevando o total de obras para 771. Entre os destaques das novas aquisições estão uma obra de metal gravado de Antonio Mir, serigrafias de Abelardo Zaluar e telas de outros artistas catarinenses e argentinos. As exposições continuam a valorizar os artistas locais e regionais.
-
Título: O Encontro de Antônio Mir com a Natureza de Capri
-
Data: 23/02/87
-
Resumo: Afastado das exposições há mais de dois anos, Antônio Mir tem sempre mercado para suas obras, principalmente no verão, quando turistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná visitam seu atelier. "Sempre mantenho minha casa aberta. As pessoas se acostumaram a aparecer. Não fiz propaganda, a coisa simplesmente aconteceu. Tem a ver com o meu estado de espírito. Nunca trabalhei tanto", explica o artista. Uma das coisas mais importantes desta nova fase, segundo o artista, é a possibilidade de extrair tudo o que precisa da natureza, principalmente inspiração.
-
Título: Homenagem
-
Data: 20/08/87
-
Resumo: O artista plástico Antônio Mir, agora em nova fase, será homenageado com uma sala especial na 17ª Coletiva dos Artistas Plásticos de Joinville, que abre dia 3 de setembro.
-
Título: O Pioneiro Mir Faz 20 Anos de Arte
-
Data: 21/08/87
-
Resumo: O artista plástico Antônio Mir está comemorando 20 anos de carreira. Para homenageá-lo, a prefeitura de Joinville abrirá um espaço exclusivo para ele na próxima exposição de artes a ser realizada em setembro no Museu de Arte. Considerado um dos pioneiros das artes plásticas em Santa Catarina, Mir fala do seu envolvimento com drogas, do período em que esteve preso e de sua recuperação em uma clínica naturalista.
-
Título: Mir é Homenageado na Coletiva de Joinville
-
Data: 03/09/87
-
Resumo: Antonio Mir foi homenageado na Coletiva de Artistas Plásticos de Joinville, um evento anual que reúne obras de artistas locais. A homenagem reconhece as contribuições de Mir para o cenário artístico da cidade e suas conquistas internacionais. O evento destaca 42 obras de artistas locais e as conquistas de Mir, incluindo murais no Banco do Brasil em Madrid e exposições em vários países.
-
Título: Trajetória de Antônio Mir, Um Artista Com Fôlego Renovado
-
Data: 20/09/87
-
Resumo: O inquieto artista plástico Antônio Mir fala de sua vida, de um desequilíbrio emocional recente e da produção bemsucedida da coleção Praia Vermelha, sua atual musa inspiradora.
-
Título: Coletiva de Joinville Encerra na Quarta-Feira
-
Data: 26/09/87
-
Resumo: O artigo anuncia o encerramento da 17ª Coletiva de Artes Plásticas de Joinville, que homenageia Antonio Mir pelos 20 anos de sua carreira. A exposição apresenta um panorama das artes plásticas na cidade e celebra a continuidade da tradição de exibir trabalhos de artistas locais e catarinenses.
-
Título: Individual de Guido Heuer na AçúAçú
-
Data: 15/11/88
-
Resumo: A notícia fala sobre a exposição individual de Guido Heuer na Galeria AçúAçú, com a presença de vários artistas e personalidades da arte, incluindo Antonio Mir. A exposição destaca a expressão inovadora de Heuer e seu conhecimento plástico, resultando em um evento marcante para a arte catarinense.
-
Data: 08/12/89
-
Resumo: Antônio Mir posando para foto em seu atêlie.
-
Título: Os Metais de Antônio Mir
-
Data: 31/10/90
-
Resumo: Harry Laus fala sobre o trabalho em metais de Antônio Mir.
-
Título: Mir Vai a Porto Alegre Mostrar Seus Trabalhos
-
Data: 15/10/91
-
Resumo: Esta é a segunda vez que o artista, nascido em Lorca, Espanha, expõe na capital gaúcha. A primeira foi uma individual em 75. Seis anos mais tarde, chega depois de passar por diversas técnicas óleo em chapas de aço, alumínio, vinil e outros materiais que apontam para a sua futura opção pelas folhas de latão
-
Título: Arte de Antonio Mir na Lascaux
-
Data: 21/11/91
-
Resumo: Antonio Mir exibe 18 pinturas recentes em uma mostra na Galeria de Arte Lascaux, retratando cenas de seu cotidiano e explorando cores e texturas com foco no abstrato. A exposição faz parte de sua trajetória artística em Joinville, com destaque para sua capacidade de inovar e explorar novos elementos em sua arte.
-
Título: Antônio Mir Expõe e Autografa em Blú
-
Data: 07/11/96
-
Resumo: Noite de autógrafos com Antônio Mir no Viena Park Hotel (Rua Hermann Husher, 670, Blumenau) dia 20. Vários painéis do artista plástico estarão expostos, mostrando porque Mir tem grande representação no exterior. O livro traz um resumo dos 30 anos dedicados à pintura, tem coordenação de Lisa do Nascimento, mulher de Mir e foi publicado pela Editora Godoy de Murcia, da Espanha.
-
Título: Mir se Revela em Livro e Cores
-
Data: 07/11/96
-
Resumo: Para marcar os 30 anos de carreira, o artista plástico hispano-brasileiro Antonio Mir, realizou em Joinville noite de autógrafos do seu livro Antonio Mir 1966- 1996. A noite também contou com arte nas paredes através da abertura da exposição das suas obras produzidas nos últimos três anos. Os 40 trabalhos, a maioria medindo dois por dois metros, estão expostos em sala especial de 600 metros quadrados.
-
Título: Nômade da Luz
-
Data: 16/11/96
-
Resumo: Antônio Mir pinta um casarão da Praia da Saudade que foi emprestado de um amigo. Ele vai apontando tudo o que faz da Prainha uma praia de poesia, caminha para lá e para cá e conta histórias. Aos 46 anos, instalado no que parece ser uma vila, ele também pontua a insinuação de que "Mir leva uma boa vida".
-
Título: Antônio Mir Em Busca de um Rótulo
-
Data: 30/11/96
-
Resumo: Mir é um pintor contemporâneo e ao mesmo tempo barroco? Invariavelmente, temos tendència a colocar qualquer artista dentro de um conceito, e este numa matriz estruturada, o chamado espaço semântico, de dimensões bem demarcadas.
-
Título: Antônio Mir: Barriga Verde, brasileiroespanhol, universal
-
Data: 13/02/97
-
Resumo: A reportagem fala das obras de Antônio Mir, que desde os anos setenta, figura de desafios na arte barriga-verde, sem medo de atravessar fronteiras, sem medo de atravessar-se, a diferença, a ausência de preconceitos, o auto reconhecimento do artista como exercício da vida, a irreparável matéria de pertencer ao destino e inequívoco sonho de provocação permanente.
-
Título: Arte Sem Pudor
-
Data: 23/02/97
-
Resumo: Antônio em entrevista conta sua trajetória e diz que agora consegue viver de sua arte, mas levou 30 anos para isso.
-
Título: De Joinville para o Mundo
-
Data: 09/03/00
-
Resumo: O artigo narra a trajetória de Antonio Mir, um artista plástico que deixou a Espanha e estabeleceu-se no Brasil. Ao longo de 35 anos vivendo em Joinville, ele transformou sua arte, e suas criações têm reconhecimento internacional. O texto conta histórias de sua infância, sua adaptação ao Brasil e o início de sua carreira artística. Ele também é lembrado por sua versatilidade ao lidar com diferentes materiais e técnicas.
-
Título: Gigante da Arte
-
Data: 28/06/01
-
Resumo: A Câmara de Vereadores de Joinville homenageia o artista plástico Antonio Mir por suas contribuições ao cenário artístico local e internacional. O artigo detalha a trajetória de Mir, que, aos 62 anos, se consagrou como um dos principais artistas plásticos da região. Ele participou de exposições importantes, incluindo a Bienal de São Paulo, e tem obras espalhadas pela Europa e Estados Unidos.
-
Título: Antônio Mir Mergulha no Universo da Soja
-
Data: 02/03/04
-
Resumo: O trabalho encomendado para o escritório de Nova York tem 4,65 m² e também leva a soja como inspiração. "Sou um artista daqui, mas minhas atividades são internacionais", observa, lembrando ter se reunido com o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) nos Estados Unidos, em janeiro, durante suas férias.
-
Título: Obra de Antônio Mir Reconhecida na Espanha
-
Data: Março de 2005
-
Resumo: O artista plástico Antonio Mir, radicado em São Francisco do Sul, litoral Norte de Santa Catarina, voltou a ser destaque no circuito de artes plásticas espanhol neste começo de 2005. Sua exposição La Luz Pinta, realizada entre janeiro e março, num espaço secular, anexo ao palácio do governo, na sala de exposições da Igreja de San Esteban, na Comunidade Autônoma de Murcia, reuniu 20 obras em grandes dimensões, quatro delas adquiridas por joinvilenses.
-
Título: De Bem com a Vida
-
Data: Janeiro de 2009
-
Resumo: Artista, visionário, polêmico, egocêntrico, irreverente, apaixonado, um lutador. Todos estes adjetivos servem para definir um pouco do "espanhol" Antônio Mir, criado em Joinville, mas que colocou seu nome no circuito internacional das artes visuais. Sua última batalha - contra a morte - foi vencida depois de 12 cirurgias e 80 dias numa UTI. Hoje, Mir se recupera em São Francisco do Sul, conta como superou a doença e sobre seus planos de expor em Barcelona e Berlim, no segundo semestre.
-
Título: A Segunda Vida de Antônio Mir
-
Data: Janeiro de 2009
-
Resumo: Três meses na UTI e 12 cirúrgias depois, o artista já se prepara para voltar à ativa. Em fevereiro, ele foi internado com uma peritonite (perfuração no intestino), que o deixou três meses na UTI. Aos poucos, Mir retorna aos pincéis. Ele também comemora a instalação de um mural na sede da Bunge, em Gaspar.
-
Título: Navegando em Outros Mundos
-
Data: 2010
-
Resumo: A notícia fala sobre Antonio Mir, um artista plástico que iniciou a produção de um mural nos Estados Unidos. Antonio Mir é descrito como um artista de Joinville que migrou para o Brasil e ficou conhecido por seu trabalho em várias técnicas artísticas. Ele é reconhecido pelo uso criativo de cores e formas. O artigo menciona o sucesso de Mir ao levar sua arte para outros países, como Espanha e Estados Unidos, e agora expandindo sua produção para o mercado norte-americano.
-
Título: Obras de Arte para Guardar na Prateleira
-
Data: 2010
-
Resumo: A notícia discute o lançamento de um livro que compila o acervo de obras de arte da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Com 187 pinturas, gravuras e esculturas de artistas catarinenses e de outros estados, o livro tem como objetivo preservar a história e a cultura de Santa Catarina. São mencionados vários artistas como Aldo Locatelli, Anderson Rodrigues, Antonio Mir e Eliana Voigt. O livro foi organizado por Débora Borges e Rossana Espezim, e seu lançamento ocorreu em dezembro de 2008.
-
Título: As Honras Vão Para Antônio Mir
-
Data: 13/01/10
-
Resumo: Artista espanhol radicado em Joinville é agraciado hoje com a medalha Anita Garibaldi.
-
Título: Passado Atual e Presente Abstrato
-
Data: 25/01/12
-
Resumo: Exposições "Diários Desenhados" e "Memórias de um Acervo: Antônio Mir e Mário Avancini" abertas ao público.
-
Título: Exposição de Antônio Mir
-
Data: 12/04/12
-
Resumo: Enfrentando graves problemas de saúde desde 2008 depois de ter feito mais de dez cirurgiais, que o deixaram numa cadeira de rodas. Mir conta com o apoio e o incentivo do filho para retornar aos pincéis.
-
Título: Justa Homenagem para Antônio Mir
-
Data: 28/06/12
-
Resumo: Legado do artista plástico espanhol radicado em Joinville será celebrado em cerimônia na Câmara de Vereadores. Ele ainda se recupera das 12 cirurgias pelas quais passou nos 58 dias internado. Vivendo em uma casa de repouso, a mente de Mir continua tão ativa quanto o tempo em que olhava para os fundos do quintal sonhando com animais e monstros na floresta.
-
Título: Vida Louca, Eterna Vida
-
Resumo: Escritos do artista e seu curriculo, juntamente com o mapa de Itajaí, e localização do seu atelier.
4. Mais fotos sobre o Artista
5. Catálogo do artista
1966 - Exposição na Sociedade Thalia - Curitiba - Antônio Mir
1966 - Restaurante Bavária - Curitiba - Antônio Mir
1971 - Departamento de Educação e Cultura de Joinville - Antônio Mir
1971 - Galeria de Nossa Senhora do Desterro - Florianópolis - Antônio Mir
1971 - Exposição de objetos - Festa das Flores Joinville - Antônio Mir
1971 - No colégio Governador Celson Ramos - Joinville - Antônio Mir
1971 - Associação Catarinense de Ensino em Joinville - Antônio Mir
1971 - Colégio Bom Jesus - Joinville - Antônio Mir
1972 - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Antônio Mir
1972 - Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis - Antônio Mir
Notícia do falecimento do artista. 2018.
Link: https://ndmais.com.br/diversao/aos-68-anosmorre-neste-sabado-o-artista-plastico-antonio-mir/