Add a Title

CADERNO
MARINA MOSIMANN
MEMÓRIA IMAGÉTICA
BANCO DE DADOS ARTISTAS - TEMAS DAS ARTES VISUAIS


1. Biografia
Entre 1976 e 2000 comandou a Galeria de Arte Lascaux que, ao longo dos anos, se manteve em sete endereços diferentes, cinco em Joinville, no Norte do Estado, um na Capital e outro em Balneário Camboriú. A partir de 1989, começa sua atuação na gestão pública, como diretora do Museu de Arte de Joinville. Por sua atuação à frente de outros organismos e institutos do campo da cultura, Marina é pensada dentro da história das ideias das artes visuais de Santa Catarina. A pesquisa e o texto são da jornalista Néri Pedroso e o design gráfico de George Varela. O Instituto Internacional Juarez Machado legitima a publicação.
Nascida em Blumenau e moradora de Joinville desde 1970, a atuação de Maria desdobrase em ações por diferentes cidades do Estado, num entrelaçamento de encontros e experiências que ajudam a conhecer melhor a constituição de um sistema ou circuito de arte, entendido com um conjunto de artistas, de obras, diferentes processos e relações, exposições, mediações entre museus, galerias, fundações, entidades, gestores, colecionadores, pesquisadores e historiadores.
Marina faleceu no dia 17/09/24, conforme notícia a seguir:
2. Material das Clipagens
-
Título: Coletiva de Artistas
-
Data: Década de 80
-
Resumo: A notícia cobre a abertura da XIX Coletiva de Artistas de Joinville, realizada no Museu de Arte de Joinville. O evento contou com a participação de Marina Mosimann, que fez a entrega de prêmios aos artistas plásticos selecionados, seguido de um coquetel para os presentes.
-
Título: Leilão de Arte em Joinville, dia 10 - Quintafeira
-
Data: 07/11/83
-
Resumo: O artigo anuncia um leilão de arte no Museu de Arte de Joinville, com a participação de importantes obras, incluindo aquarelas, esculturas e tapeçarias de artistas renomados. Este evento é descrito como uma das promoções culturais mais significativas do ano, atraindo colecionadores e amigos do museu.
-
Título: Galeria de Arte
-
Data: 12/04/86
-
Resumo: A notícia informa sobre a reabertura da Galeria de Arte Lascaux em Joinville, após quatro anos de ausência. Os proprietários Airton e Marina Mosimann planejam reabrir o espaço em maio de 1986.
-
Título: Obras inéditas no grande e raro leilão de Joinville
-
Data: 02/10/86
-
Resumo: O artigo fala sobre um leilão realizado em Joinville, com obras de artistas catarinenses e internacionais, promovido pelas galerias Lascaux e Aqu-Aqu. As obras, incluindo pinturas, esculturas e gravuras, foram apresentadas em um grande evento cultural que também tinha um objetivo filantrópico, com parte das vendas revertida para a Sociedade Joinvilense de Amparo à Criança.
-
Título: Marina pode retornar ao MAJ
-
Data: Década de 90
-
Resumo: O artigo discute a possível volta de Marina Mosimann ao Museu de Arte de Joinville (MAJ), após a saída de outro diretor. Marina é citada como uma profissional respeitada e com uma boa atuação no MAJ anteriormente. O retorno dela seria uma decisão apoiada por membros da comunidade artística local.
-
Título: Harmonia-Lyra expõe acervo de um leilão
-
Data: 11/06/91
-
Resumo: A matéria informa sobre uma exposição e leilão de obras de arte na Sociedade HarmoniaLyra, com mais de 100 lotes. Parte das vendas seria destinada ao Instituto Pedagógico de Reabilitação Infantil (ISPERE). O evento conta com a participação de Marina e Melina Mosimann, entre outros artistas locais.
-
Título: Marina Mosimann
-
Data: 11/08/91
-
Resumo: O artigo é uma homenagem a Marina Heloísa Medeiros Mosimann, proprietária da Galeria Lascaux e diretora do Museu de Arte de Joinville. Ele fala sobre sua trajetória, vida pessoal e sua dedicação à promoção de novos valores na arte catarinense. Também são mencionados detalhes pessoais como suas preferências artísticas e familiares.
-
Título: Marina Mosimann assume Casa da Cultura
-
Data: 12/06/00
-
Resumo: Marina Mosimann foi nomeada diretora da Casa da Cultura de Joinville. A notícia aborda sua visão para dinamizar a Galeria Victor Kursancew com exposições de maior porte e sua intenção de promover o trabalho de artistas locais.
-
Título: Joinville altera estrutura de sua gestão
-
Data: 25/03/03
-
Resumo: Esta notícia discute uma reformulação na estrutura da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), proposta pelo presidente Carlos Adauto Virmond Vieira. A nova estrutura visa melhorar o funcionamento dos equipamentos culturais da cidade, com foco na criação de novas chefias para coordenar as atividades culturais, incluindo o Museu de Arte de Joinville (MAJ).
-
Título: Sede de Cultura
-
Data: 01/04/04
-
Resumo: A notícia celebra o sucesso da Exposição Amândio Sell 30 Anos Retrospectiva no Museu de Arte de Joinville. A exposição, que atraiu mais de 1.500 visitantes, foi organizada por Marina Mosimann, diretora do museu, e destacou importantes trabalhos do artista catarinense.
-
Título: Parabenização pela reportagem "Investimento na sensibilidade"
-
Data: 10/05/04
-
Resumo: Marina Mosimann, diretora do Museu de Arte de Joinville, elogia uma reportagem publicada no jornal A Notícia que discutiu o lançamento do projeto Arte BR no Contexto Escola/Museu e a exposição da obra "Salvai Nossas Almas", de Siron Franco. A diretora ressaltou a qualidade da reportagem e sua importância para a valorização das ações culturais desenvolvidas pelo MAJ.
-
Título: Crescimento Cultural em Joinville
-
Data: 09/03/06
-
Resumo: A notícia fala sobre o crescimento das opções culturais em Joinville, com destaque para o Museu de Arte de Joinville como um importante espaço de manifestações culturais. Marina Mosimann é citada sobre o aumento de visitação ao museu.
-
Título: Catarinenses são condecorados
-
Data: 28/09/07
-
Resumo: O artigo menciona que vários catarinenses, incluindo Marina Mosimann, foram condecorados com a Medalha Cruz e Sousa, um reconhecimento pelo Conselho Estadual de Cultura por suas contribuições ao patrimônio artístico e cultural do estado.
-
Título: Presença na Agenda Cultural
-
Data: 15/11/07
-
Resumo: A notícia mostra Marina Mosimann e Margit Olsen participando de um evento cultural em homenagem aos 100 anos do artista Martinho de Haro.
-
Título: Exposição de Cléa Espíndola
-
Data: 03/03/08
-
Resumo: A notícia anuncia a abertura da exposição "Passagem" da artista Cléa Espíndola no Museu de Arte de Joinville, parte das comemorações dos 157 anos da cidade, sob a direção de Marina Mosimann.
-
Título: Nota de Falecimento
-
Data: 17/09/24
-
Resumo: O Museu de Arte Contemporânea MAC/Instituto Schwanke lamenta a perda de Marina Heloisa Medeiros Mosimann (1938-2024), mentora da criação da instituição que atua em Joinville desde 2003. Com vasto legado no campo das artes visuais de Santa Catarina, como galerista e gestora cultural, pessoa vital sobretudo na trajetória do artista Luiz Henrique Schwanke (1951-1992) e uma incentivadora de muitos outros. Sócia-fundadora, presidiu o instituto entre 2009 e 2012. Além do legado expressivo no cenário institucional e no mercado das artes visuais de Santa Catarina, deixa o convívio de uma pessoa afetiva, generosa, vibrante, corajosa, amável – alguém exuberante que fará enorme falta em amplo sentido. Que esse reconhecimento conforte a família – Haideé, Danilo Ayrton e Soraya - e todos nós, seus amigos. Nosso amor, reconhecimento e gratidão sem fim!
-
Título: Entusiasta da Arte, Galerista Marina Mosimann Morre aos 86
-
Data: 18/09/24
-
Resumo: Morta ontem, aos 86 anos, Marina Heloisa Medeiros Mosimann deixa vida, sensibilidade, afetos e trabalho intenso em favor do desenvolvimento cultural de Santa Catarina, no campo das artes visuais, na condição de galerista e gestora pública. Seu corpo foi sepultado à tarde, no Cemitério Parque Jardim das Flores, em Joinville.
3. Fotos do Artista




4. Informações Adicionais
Notícias:
https://arqsc.com.br/tributo-para-marina-mosimann-na/
Livro no Drive:
https://drive.google.com/drive/folders/17BukpZxRZmoyiINbCwUlGT2QPn-6fEWI