top of page
MEMÓRIA IMAGÉTICA

Eugênio Colin
in memorian
Eugênio nasceu em 29 de julho de 1916. Antes do reconhecimento, expôs em praças, bibliotecas e livrarias. Em 1946, expõe no saguão do Palace Hotel, com elogios da imprensa local e boa receptividade do público. No mesmo ano expõe individualmente na Sociedade Harmonia-Lyra durante a exposição de Flores e Arte. Entre 1949 e 1958 realiza exposições em Joinville com temas do litoral e planalto de Santa Catarina. Dedica-se ao comércio de riscos de bordados, amostras e desenhos para crochet, entre outros, no período de 1950 a 1955. Logo depois de iniciar no comércio de riscos de bordados, amostras e desenhos para crochê, nunca mais abandonou a pintura, vivendo de sua arte, assinando cerca de 8 mil pinturas. Acabou por trilhar seu próprio caminho com suas paisagens mas, talvez em razão da década de 50, em que o abstracionismo entra em voga nas artes, houve uma fase na obra de Colin em que foge de seu estilo, de uma maneira diferente de se expressar, com temáticas abstratas geométricas e figurativas geometrizadas. Em 1963 monta sua própria galeria, ministrando suas primeiras aulas de pintura até 1964. No ano seguinte, muda-se para Curitiba, montando galeria própria e realizando diversas exposições, onde vive até 1970. Lá, foi pioneiro ao propor exposições ao ar livre. Segundo o Caderno de Aniversário do jornal A Notícia de 2011, em 1966 Colin é considerado o “melhor pintor paisagista paranaense de natureza viva” pela União Brasileira de Escritores (PR) e um dos melhores paisagistas do país. Em 1981, Eugênio é homenageado no MAJ com uma sala especial durante a 11ª Coletiva de Artistas de Joinville. Em 1986, torna-se sócio fundador da Associação de Artistas Plásticos de Joinville, a AAPLAJ. Em 88 ganha referência no Indicador Catarinense de Artes Plásticas /MASC de autoria de Harry Laus como um dos artistas mais expressivos de Santa Catarina. Em 1996, aconteceu uma retrospectiva da carreira do artista com 46 telas expostas, intitulada “Eugênio Colin, 50 anos de arte”. Em 2001 é homenageado pela AAPLAJ e Fundação Cultural de Joinville, na Sociedade Harmonia Lyra – “Tributo ao Grande Mestre Eugênio”. Expôs fora de galerias, ao ar livre, em praças, e também em confeitarias, bibliotecas, hotéis, restaurantes – qualquer lugar era um bom lugar para se mostrar o trabalho. Dirigiu escolinhas de arte em Curitiba e Joinville e é possível que tenha sido o primeiro arte-educador de Joinville. Colin faleceu em 18 de junho de 2005, aos 88 anos vítima de uma insuficiência respiratória.
Clique nas imagens para ampliar
Linha do Tempo
1916 - Nascimento de Eugênio Colin em Joinville. Década de 1930 - Mudou-se para São Paulo, trabalhando em empresas de pinturas de bordados e tapeçarias.
1945 - Mudou-se para Joinville e proseguiu com a pintura de paisagens, ampliando posteriormente o seu campo para as flôres, natureza-morta, retratos e pesquisas modernas. Ano em que realiza a primeira exposição de paisagens a óleo e aquarela na Sociedade Harmonia-Lyra, durante a Exposição de Flores e Artes (EFA).
1966 - Recebe o Prêmio Menção Honrosa, conferida pela União Brasileira dos escritores do Paraná em Curitiba.
1981 - Homenagem no Museu de Arte e Joinville com exposição individual em sala especial
1986 - Um dos fundadores da AAPLAJ, exercendo o cargo de Tesoureiro e eleito 1° Membro do conselho consultivo.
1988 - Recebe o prêmio Hour Concours no MAJ - 1° Mostra de Paisagens Urbanas.
1949 - Viagem ao Rio de Janeiro, para estudos e aperfeiçoamento, na Colméia dos artistas do Brasil
2005 - Falece em decorrência de uma insuficiência respiratória
1959 à 1964 - Estágio em Curitiba, para estudos com vários mestres e exposições individuais e coleitvas
VEJA TODO CONTEÚDO / BAIXE O PDF
MAIS FOTOS SOBRE O ARTISTA
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Site da Galeria 33:
bottom of page








