MEMÓRIA IMAGÉTICA

Hamilton Machado
in memorian
Nasceu em 24 de março de 1949, filho do comerciante José de Oliveira Machado e da professora Elly Silveira Machado. Hamilton Machado é o segundo filho de cinco irmãos: Mari Onissi, Hamilton José, João Carlos, Flávio Henrique e Hélio Luiz. O pai de Hamilton, o Seu “Zeca”, como era conhecido, tinha uma loja de confecções e o levava com seis anos de idade. Em uma das vezes que seu pai levou a sua loja, Seu Zeca deu a Hamilton um pedaço de papelão e caneta, o que fez com que Hamilton desenhasse um caminhão abastecendo em um posto de combustível. Logo em seguida, mostrou ao pai o trabalho, fazendo com que seu Zeca reconhecesse o talento de seu filho, “e começou a incentivá-lo com palavras, dizendo a ele que deveria investir nisso”. Quando Hamilton estava na escola, não queria saber de estudar, e sim de desenhar, contrariando as professoras, pois “seus cadernos eram cheios de desenhos e pouca matéria”. Proprietário da Eldorado Propaganda, Oswaldo Jeller era amigo da família Machado, o que fez com que seu desejo de trabalhar onde pudesse usar seu talento fosse atendido, através de um pedido de seu pai para Oswaldo. Machado “começou sua carreira fazendo História em Quadrinhos onde criava seus próprios personagens” e, aos dezesseis anos, fez sua primeira exposição individual, quando saiu de casa para morar sozinho em Curitiba. Em Curitiba, montou um ateliê de pintura em um porão junto ao artista plástico Antônio Mir. Foi a partir de sua estada na capital paranaense que decidiu seguir sua carreira na área artística e “descobriu sua vocação para as artes plásticas, durante uma visita a uma exposição de pintura”. A seguir, mudou-se para o Rio de Janeiro onde morou durante dez anos com seu primo também artista plástico Juarez Machado. Na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, atuou na Escola de Artes Fritz Alt como professor de desenho e pintura nas décadas de 70 e 80. Hoje, a sala 10 da Casa possui uma placa em sua homenagem, “Sala Hamilton Machado”, onde são ministradas aulas de desenho e pintura da Escola de Artes Fritz Alt. Casouse em 1979 com Christina da Silva, com a qual teve a filha Joanna da Silva Machado. Faleceu em 26 de agosto de 1992, aos 43 anos, de uma parada cardíaca. Logo depois de sua morte, a esposa Cristina e a curadora da Fundação Cultural (na época), Margrit Olsen, catalogaram grande parte das pinturas e desenhos de Hamilton, a maioria pertencentes a acervos particulares. Hoje, essas documentações e fotos encontram-se sob responsabilidade da Galeria Viktor Kursancew que, em 1993, organizou uma retrospectiva de sua obra.
Clique nas imagens para ampliar
Linha do Tempo
1949 - Nascimento de Hamilton José Silveira Machado
1965 - Primeira exposição na Biblioteca Pública de Joinville com 16 anos.
1965 - Viajou para Curitiba.
1966 - Exposição na Galeria Busch em Blumenau, Santa Catarina.
1971 - Viajou para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar na ilustração de revistas cariocas.
1971 - Se tornou cenógrafo da Rede Globo e TV Educativa.
1976 - Voltou para Joinville, atuando como professor de desenho e pintura na Escola de Artes Fritz Alt.
1979 - Casou-se com Christina da Silva, com a qual teve a filha Joanna da Silva Machado. Década de 1980 - Anos em que o artista se torna mais atuante na cena artística de Joinville e do estado de Santa Catarina com inúmeras Exposições coletivas e individuais.
1992 - Faleceu em 26 de Agosto, aos 43 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.
1993 - A Galeria Victor Kursancew na Casa da Cultura de Joinville prestou homenagens ao artista organizando cronologicamente suas obras.
2009 - Exposição no Museu de Arte de Joinville em memória ao artista.
VEJA TODO CONTEÚDO / BAIXE O PDF
MAIS FOTOS SOBRE O ARTISTA
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Blog Arte Joinville de Juliana Rossi, 2013
https://artejlle.blogspot.com/2013/03/hamilton-machado-biografia.html
REFÊRENCIAS SOBRE O ARTISTA
2004 - Escola de Artes “Fritz Alt” - Atividade do Curso de História da Arte na Casa da Cultura - Professor Berenice Joanna e Aluna Ana Cláudia. Link: https://drive.google.com/drive/folders/1L_v5LCkevnhWNVbIqb9T5tqjgcGqwSg7
2018 - Referências da História da Arte em Hamilton Machado - Artigo - Valise/ Porto Alegre - Vanessa Costa da Rosa
CATÁLOGO DO ARTISTA
1973 - Desenho Fantástico - Coletiva Galeria Banco Real RJ - Hamilton Machado
1974 - Pequena História da Pintura Moderna - Coletiva na Mini Gallery RJ - Hamilton Machado
1975 - Três Desenhistas - Galeria Ponto de Arte RJ - Hamilton Machado
1978 - Joinville Arte Agora - Galeria Municipal de Blumenau - Hamilton Machado
1978 - O Homem - Museu de arte de Joinville - Hamilton Machado
1979 - Situações Humanas - Individual Galeria S.H 316.
1979 - Incorporação - Museu de Arte de Joinville - Hamilton Machado
1980 - Dimensões Humanas - Catálogo “Cabeça do Homem e suas potencialidade”
1980 - Encontro de Arte - Coletiva no Instituto Colômbia - Hamilton Machado
1983 - Experiências - Coletiva - Hamilton Machado
1984 - Pinturas e Colagens - Sala Miguel Bakun em Curitiba - Hamilton Machado

















