MEMÓRIA IMAGÉTICA

Antônio Mir
in memorian
Nascido em Lorca, Espanha em 1950, mudou-se para o Brasil aos oito anos de idade. Estabeleceu residência e um estúdio em Joinville, onde desenvolveu seu trabalho e também colaborou para a cena artística local. Atuou na criação da Coletiva de Artistas de Joinville e do Museu de Arte de Joinville (MAJ). Com 23 anos, foi convidado para participar da Bienal de São Paulo. Na década de 70 expôs em várias cidades do país e criou grandes murais sob encomenda do Banco do Brasil. Mir voltou para a Espanha em 1992 para estudar e abrir um estúdio. Sua arte passou a circular com mais regularidade por galerias europeias, mas Mir manteve sua estreita ligação com Joinville, além de incorporar mais uma: São Francisco do Sul, cidade onde também instalou estúdio e para a qual desenvolveu vários projetos. Enquanto produziu, alternava sua obra entre este a Espanha e o Brasil, realizando exposições nos dois lados do Atlântico. Entre outros lugares, expôs na Galiza, Madrid (Casa de América), Murcia (Almudí), Roma (Palazzo Pamphilj), Milão (Instituto Cervantes), Berlim, Paris e várias cidades brasileiras. Foi autor de diversos projetos de grande porte, como o Memorial Gonneville, a transformação do porto de São Francisco do Sul ou o Farol do Atlântico. Em 2016, expôs nas comemorações pelos 40 anos do MAJ. Em Joinville, uma das obras de Mir mais visíveis é a escultura “O Encontro”, localizado no Centreventos. Entre as homenagens que recebeu destacam-se a Medalha Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado, e a Medalha ao Mérito Civil da Casa Rainha Isabel, na Espanha. Antônio Mir faleceu em 2018, em Itajaí, devido a uma parada cardíaca.
Clique nas imagens para ampliar
Linha do Tempo
1950 - Nascimento do artista na Espanha.
1958 - Mudou-se para o Brasil
1963 - Atuação na organização da coletiva de artistas de Joinville.
1966 - X Salão de Artes Plásticas para Novos, Curitiba. 1°. Salão da União dos Gakusseis, em Curitiba.
1967 - Movimento da Arte Jovem, na Pérgula, em Curitiba. Exposição dos Artistas Contemporâneos, na Galeria Klassik, em Campinas. 1° Exposição de Arte Contemporânea da Fenaflor, em Joinville.
1968 - Coletiva de Artistas Joinvillenses, em Joinville.
1969 - Exposição de Artistas Joinvillenses, em Blumenau.
1970 - 1º Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Joinville. 2° Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Blumenau.
1971 - Exposição de Artistas Joinvillenses, em Joinville. Coletiva de Artistas Catarinenses, na Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. 3° Coletiva de Artes Plásticas Barriga Verde, em Blumenau. 28°. Salão Paranaense, em Curitiba.
1972 - Coletiva de Artistas Joinvillenses, em Joinville. Salão das Olimpíadas do Exército, no Sesquicentenário da Independência, em Porto Alegre. 2° Exposição Internacional da Gravura - Museu de Arte Moderna de São Paulo. Bienal Nacional Parque Ibirapuera. Sete Artistas Catarinenses selecionados para a Bienal Nacional Banco Halles - Blumenau. Mini Coletiva de Artistas Catarinenses no Banco Nacional de Minas Gerais. 1°. SAPISC - Salão de Artes Plásticas da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis.
1992 - Voltou para espanha
2016 - Expôs pelos 40 anos de criação do MAJ
2018 - Falecimento do artista, devido a uma parada cardíaca.
VEJA TODO CONTEÚDO / BAIXE O PDF
Mais fotos sobre o Artista
Catálogo do Artista
1966 - Exposição na Sociedade Thalia - Curitiba - Antônio Mir
1966 - Restaurante Bavária - Curitiba - Antônio Mir
1971 - Departamento de Educação e Cultura de Joinville - Antônio Mir
1971 - Galeria de Nossa Senhora do Desterro - Florianópolis - Antônio Mir
1971 - Exposição de objetos - Festa das Flores Joinville - Antônio Mir
1971 - No colégio Governador Celson Ramos - Joinville - Antônio Mir
1971 - Associação Catarinense de Ensino em Joinville - Antônio Mir
1971 - Colégio Bom Jesus - Joinville - Antônio Mir
1972 - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Antônio Mir
1972 - Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis - Antônio Mir
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Notícia do falecimento do artista. 2018.
Link: https://ndmais.com.br/diversao/aos-68-anosmorre-neste-sabado-o-artista-plastico-antonio-mir/






















